Traumatologia Buco-Maxilo-Facial

A traumatologia buco-maxilo-facial é o campo de atuação onde o cirurgião buco-maxilo-facial trata de fraturas no esqueleto facial. Tais fraturas ocorrem por diversos mecanismos de impacto, tais como acidentes automobilísticos, motociclísticos, agressão física, acidentes de trabalho, quedas da própria altura entre outros. Os ossos da face mais afetados são os ossos do nariz, o osso zigomático (maçã do rosto) e a mandíbula, porém em alguns casos múltiplas fraturas podem ocorrer afetando outros ossos, como por exemplo os ossos que protegem o olho, e até mesmo os que protegem o cérebro (ossos da testa). As cirurgias de reconstrução dos ossos da face têm como objetivo devolver ao paciente a estética facial, regularizando desníveis e corrigindo afundamentos, e as funções mastigatória, respiratória e visual, que muitas vezes são prejudicadas no trauma. Estas cirurgias são realizadas nos hospitais com o paciente sob efeito de anestesia geral.

O Prof. Dr. Marcelo Marotta Araujo trabalha, com sua equipe, nos principais hospitais da região do Vale da Paraíba, atendendo em escala de plantão de 24h, disponibilizando atendimento diferenciado aos seus pacientes em qualquer hora do dia. Dentre os hospitais temos o Hospital Policlin de São José dos Campos e Jacareí, a Santa Casa de São José dos Campos, o Hospital Santos Dumont, o Pronto Atendimento da Unimed, o Hospital ViValle, Hospital São Francisco de Jacareí e o Hospital Santa Casa de Jacareí.

Atende ainda nos principais hospitais infantis em São José dos Campos, Policlin Maternidade, Pró-Infância e Prontil. Conta ainda com uma equipe de profissionais altamente qualificados e com o que há de mais moderno em termos de equipamento cirúrgico. Em suas cirurgias lança mão de técnicas sofisticadas em reconstrução e fixação do esqueleto facial que aprendeu no exterior e que hoje desenvolve no Brasil. Além disso, através destas técnicas de reconstrução, o paciente tem um menor tempo de recuperação, voltando mais rapidamente à suas atividades após o acidente.

Saiba mais sobre traumatologia buco-maxilo-facial pelos artigos já publicados: